COMPARAR PROPOSTAS COMO, SE O PT NÃO DIZ ONDE AS SUAS ESTÃO?


Ambos os lados deste segundo turno acusam um ao outro de baixarem o nível da campanha. Dizem os dois grupos que se deveriam discutir propostas. Bem, como já bem explicado abaixo, a baixaria, sendo isto mostrar de tudo, até o jeito de o candidato sentar na privada, não tem nada demais. É só coleta e mostra de informações e o eleitor que decida o que é ou não relevante, é algo bom, mostra quem realmente é a pessoa que terá um fantástico poder nas mãos, a começar pelo mando prático de um orçamento anual de centenas de bilhões de reais. Mas se querem discutir as propostas, façam, é só pegar um tópico e discuti-lo com os amigos, nada, absolutamente nada impede isto de acontecer. O problema é saber onde estão estas propostas. Na TV, ambos prometeram uma miríade de coisas. Dilma prometeu construir 6000 creches. Serra prometeu elevar o salário mínimo a R$ 600,00 já no próximo ano. Mas, o que exatamente cada um está propondo, fora essas promessas todas? A única forma de saber é vendo o programa de governo de cada um ou algo parecido. As propostas de Serra estão no site dele: http://www.serra45.com.br/propostas/temas. Lá se lê suas propostas sobre saúde, meio ambiente e tudo o mais que os candidatos adoram falar, num nível um tiquinho mais detalhado que na TV. Obtém-se ali um material para debater ou simplesmente descer o sarrafo sem dó e nem piedade. Já o registro escrito das propostas de Dilma, bem, se existe o PT não diz onde está. Seu site de campanha traz um espaço chamado “programa de governo”: http://www.dilma13.com.br/sites/dilma13/index.php/propostas/temas/, mas não há nada ali, nada a respeito do que queira fazer, é uma singela página em branco, na qual os eleitores fazem alguns comentários e sugestões sobre os temas escolhidos pela campanha. Você clica no tema que preferir e não vê nada de proposta oficial da candidata ou do partido, só participação dos eleitores. O site do PT, http://www.pt.org.br/portalpt/, também não traz seu plano de governo e nem diz onde ele pode ser lido. Ou seja, fora da TV, as propostas de Dilma não são levadas a sério nem por ela e nem pelo seu partido.

Junto ao TSE a candidata registrou um arremedo de plano de governo, o qual contém tanta substância quanto qualquer outro compromisso assinado por um político. Mas não está no site da própria campanha. O PT simplesmente não divulga qual seja seu plano de governo. Ora, se ele mesmo não divulga o conteúdo integral de seu plano de governo, como espera que os adversários se proponham a discuti-lo? Obviamente, o PT nunca quis discutir proposta alguma, ele simplesmente quer transformar a eleição num grande plebiscito de aprovação a Lula. Conseguiu.

Só que a eleição não é para dar um terceiro mandato a Lula, é para escolher um novo presidente. O fato de o partido do governo lançar um candidato não garante, per si, que os acertos eventuais serão repetidos, mantidos ou até melhorados. Por mais que Lula fique controlando Dilma, ele não será mais o presidente e haverá momentos em que ela dará as cartas sozinha. Lula soube se manter firme na cadeira, mas não se tem nada que garanta que Dilma terá a mesma maestria no jogo político. Os eleitores petistas estão confiando em que exatamente? Em Lula, só em Lula. Mas Lula não terá mais poder, será apenas um ex-presidente que poderá ou não ser ouvido e respeitado, mas se Dilma quiser proibir sua entrada no Palácio do Planalto, nada pode ser feito. Se os fãs do PT não entendem isso, então sua visão sobre o jogo eleitoral está bastante deturpada, o que não é surpresa alguma, porque para boa parte deles a democracia é um valor pequeno burguês que deveria ser extirpado da sociedade. A fé em Lula é o grande motivador, a grande esperança, ele se compara com Jesus Cristo porque sabe que há muitos que o enxergam tal qual. E são esses que querem que a campanha se limite a discutir propostas, eles mesmo são movidos pela fé, pela esperança, pela subjetividade e exigem que o outro lado seja mais objetivo. Uma contradição típica dos apaixonados.

O menosprezo à personalidade e história de vida dos candidatos é coisa de quem acredita em milagres, que subitamente o cidadão eleito será liberto de todos os sentimentos e emoções, de todos seus desejos e veleidades, de toda a sua subjetividade e se transformará no Homo Racionallis e se guiará exclusivamente pela razão. É um delírio. A verborragia de Lula e os destemperos habituais de Dilma já renderam vários episódios problemáticos, idem com Serra. Idem com todos os políticos. Um presidente é um ser humano e sua condição humana é um fator crucial para saber se ele merece ou não deter o fantástico poder de um presidente. Que o eleitor decida a partir dos critérios que bem entenda, mas pretender que ele acredite que o próximo presidente será uma máquina que toma decisões impessoalmente é fazer pouco da sua inteligência. E quem assim pensa, faz pouco da sua própria.

****
LEIA ABAIXO:

Sobre o erro de se dar mais crédito ao governo do que ao próprio trabalho e ainda comparar condição de vida de trabalhador de grande cidade com miserável do sertão:
https://domaugostodamateria.wordpress.com/2010/10/19/foi-voce-quem-melhorou-sua-vida-nao-o-lula/

Sobre um provocativo e deliberado confronto entre militantes que foi prometido pelos petistas para o dia 24, no RJ:
https://domaugostodamateria.wordpress.com/2010/10/22/vao-pro-pau-de-vez/

Sobre Lula ter perdido mais um oportunidade de ficar quieto, a vergonha do jornalismo do SBT e a agressão a José Serra no RJ:
https://domaugostodamateria.wordpress.com/2010/10/21/bolinha-de-papel-derruba-petistas-e-seus-militontos/

2 Responses to COMPARAR PROPOSTAS COMO, SE O PT NÃO DIZ ONDE AS SUAS ESTÃO?

  1. Marcos disse:

    O programa de governo da Dilma é o mesmo programa de poder do PT: O PNDH-3. Isso ficou mais evidente depois do discurso do Zé Dirceu, em Salvador, ocasião em que avisou a ela que quem governaria, se ela ganhasse, seria o PT e não ela, ao contrário do que ocorrera no governo Lua.

  2. […] This post was mentioned on Twitter by Iêda, Val_Ce. Val_Ce said: COMPARAR PROPOSTAS COMO, SE O PT NÃO DIZ ONDE AS SUAS ESTÃO? http://bit.ly/dg5Gr9 #PTMente […]

Deixe um comentário