Pesadelizando

Senhora manda ao blog, via blogdmgdm@hotmail.com, e-mail oficial deste devanário, uma notícia que pode transformar aquelas fantasias eleitoreiras do post ali embaixo num pesadelo. Para o PDT.

Vamos lembrar que tudo que ali foi escrito é coisa de gente doida, que tem imaginação demais, miole mole do calor do sol. Mas eles estão vendo mutreta feia no PROJOVEM, o bom programa do Ministério do Trabalho e Emprego voltado para a capacitação profissional de jovens. Pensam isto, estes doidivanas, porque o programa é volta e meia envolvido em algum escândalo. E o fato de o PDT ter contratado um instituto sem licitação em Salvador e depois o mesmo instituto na longínqua Londrina, PR, numa licitação, segundo muitos doutos, cheia de erros crassos, só fez efervescer a cuca lelé desse povo.

Então piorou. Esta senhora, de emblemático sobrenome: Capadócia, informa que em Búzios o mesmo instituto, IDESH, foi contratado sem licitação. O prefeito é do PDT. Vereadores de lá tentaram obrigar o prefeito a se explicar na câmara, mas o burgo mestre botou o bloco na rua e o requerimento foi jogado na gaveta.

A coisa tá assim: 3 cidades distantes milhares de quilômetros umas da outras estão envoltas em contratação suspeita com o mesmo instituto, acusado de não ter experiência e ter feito lambança na única vez que tocou o PROJOVEM. Tamanha foi a bagunça que o MP recomendou a suspensão de repasses à entidade. É ou não é para gente chegada numa teoria da conspiração esbugalhar os olhos?

Assuntando aqui e ali, descobriu-se no mais que bom paçoca com cebola que a justiça do Paraná viu, em duas instâncias, coisa estranha na licitação de Londrina. Lembrando que na cidade vizinha de Maringá, o mesmo IDESH, no mês da licitação de Londrina, foi desclassificado porque não tem experiência e estrutura exigidos pela legislação do PROJOVEM. Na última decisão, o homem da capa preta, agora o da capital, afirmou que “mostra-se a primeira vista correta a decisão guerreada, pois presentes os indícios de irregularidade” ”não é porque o município pode perder o repasse que se deve autorizar a execução de um contrato supostamente ilegal”. Dá para ler tudo que o Desembargador escreveu aqui: http://pacocacomcebola.blogspot.com/2010/07/tj-havia-mantido-liminar-que-suspendeu.html

Parece que corre à boca miúda de lá do sul que o MP local tem bem anotadinhos nomes e valores a respeito do esquema todo e tá só esperando que algum ser que não jogue água fora da bacia mostre o bigode e aposte a impressão digital num requerimento formal de investigação para começar sua habitual perdigueirice. É de se perguntar se a cidade tem oposição real ou está na mesma pasmaceira que se vê no plano federal. Nada há de confirmado e muito de comentado também.

E assuntando mais um tanto, se descobriu que lá em Búzios houve também vozes discordantes. Aqui: http://blig.ig.com.br/blogdoluizdopt/2010/06/29/projovem-iii/

Não é nada, não é nada, são coincidências perigosas demais. Para azar do PDT, seu nome forte no estado, senador Osmar Dias, deixou de se aliar ao PSDB de última hora, fortalecendo Dilma ao se lançar candidato ao governo ao invés de concorrer ao Senado novamente, no que seria uma imbatível chapa PSDB-PDT. O porém é que os tucanos, bem, são os tucanos, né?

Em Curitiba, o secretário Jorge Bernardi, do PDT, deixou de fiscalizar adequadamente a execução do programa, incluindo aí um atrasinho de seis meses.

Já em Porto Alegre a PF indiciou nove pessoas por fraude no projeto, especialmente por uma manobra pessimamente nominada pela imprensa como “quarteirização”. A investigação começou no fim de 2007, relativa ao contrato daquele ano, quando era secretária da Juventude a Sra. Juliana Brizola, do PDT. Há quem diga que ela aprontou tanto lá pelos lados do Guaíba que foi defenestrada porque o custo político de mantê-la por perto era demais da conta. Segundo consta por aí (por exemplo, aqui: http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2008/02/412751.shtml), ela praticava aquele esquema de caixinha com servidores nomeados, ficando com parte do salário dos comissionados.

Daí que são pelo menos cinco grandes contratos do PROJOVEM envolvidos em irregularidades cometidas em administrações sob o comando do PDT.

Tudo somado, nada muda que maluco é maluco, mas com tanta colaboração do PDT, cambada acaba se municiando facilmente. Mas que são loucos, lá isso são.

3 Responses to Pesadelizando

  1. zé futrica disse:

    Esse é um esquema velho. É montado de cima para baixo. As prefeituras locais são obrigadas a contribuir com o diretório nacional, abrindo licitações suspeitas para firmas amigas. Os prefeitos obedecem, levando um ou ganhando pontos com os donos dos partidos.

  2. Jonas Melo disse:

    Pois é, não tem macho prá fazer denúncia formal não? Isso daria um belo escândalo nacional. É por essas omissões esquisitas que eu acho que o Serra vendeu a eleição, não é possível.

  3. Licínio disse:

    Esses atos ilícitos podem até ter boas e razoáveis explicações. Não entendemos porque a justiça está omissa ou conivente com todos esses fatos desonrosos na política brasileira.

Deixe um comentário