DIA DE CARL SAGAN. É TRISTE, MAS PODERIA SER PIOR.

Hoje comemoram por aí um tal de Dia de Carl Sagan. Seria seu aniversário, não tivesse ele falecido em 1996. Cientista de peso na NASA, não chegou a deixar nenhuma teoria intrigante, mas contribuiu para esclarecer coisas como efeito estufa em Vênus, mas seu feito maior foi a participação dita decisiva no projeto Apollo, aquele que levou o homem à Lua. Mas não foi por isto que ele ficou famoso, foi por seus trabalhos como divulgador da ciência. Seus livros foram lidos por milhões e criaram uma legião de fãs e novos adeptos ao cientificismo e a um tipo de ceticismo.

O cientificismo é uma atitude intelectualmente juvenil, mas já é um avanço em comparação à infantilidade marxista. Para que não haja um regresso, recomenda-se trocar o Carl pelo Karl. O Popper, não o barbudo, aquele que investigou e tratou bem o que vem a ser uma teoria científica e mostrou por A+B que marxismo e psicanálise não são ciência. Principalmente, aquele que escreveu “A Sociedade Aberta e seus Inimigos”, cujo título já diz bastante.

Bem, não é exatamente uma alegria saber que tantos andam por aí a comemorar o aniversário de um cientificista, mas, sim, poderia ser pior. De dois modos: primeiro, poderiam os mesmos tantos estar a comemorar o aniversário de Marx. Segundo: poderiam estar impedidos de comemorar. No Brasil, o primeiro virá rápido, tão logo Dilma e Franklin Martins consigam o segundo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: