UM PANFLETO, DOIS CRIMES ELEITORAIS


Ruas de algumas cidades do Paraná foram emporcalhadas com exemplares de um panfleto gigante intitulado Brasil de Fato. A redação fica em São Paulo e ninguém jamais o viu em banca ou em consultório de dentista. Apesar do seu nome, não traz muitos fatos, não. Por exemplo, fala do Manifesto de intelectuais e artistas a favor de Dilma, mas não conta que José Padilha e Ruth Rocha tiveram seus nomes usados sem consulta e contra suas inclinações políticas, posto que não recomendam o voto em Dilma. Fala da suposta intenção de Serra em privatizar o pré-sal, mas não fala dos contratos já assinados pelo governo petistas com multinacionais privadas, noves fora os dedos de Coller na Petrobrás. E por aí vai. Enfim, é um panfleto. Chegou ontem em Curitiba num evento oficial do governo paranaense, atualmente comandado por Orlando Pessuti, do PMDB, aliado de Dilma. Hoje espalhou-se pelo resto do estado. Como hoje sujou ruas em outras cidades, temos aí dois crimes eleitorais.

A foto abaixo mostra os jornais esperando pela sua distribuição na porta do prédio onde seria realizado o evento, o Centro de Convenções de Curitiba, na rua Barão do Rio Branco, centro da cidade.

Segundo a Secretaria de Estado do Trabalho, o Encontro Estadual de Soberania Alimentar foi organizado por meio da parceria entre ministério, a secretaria e a Companhia Nacional de Abas tecimento (Conab). Já O superintendente da Conab/PR, um tal de Lafaete Jacomel, afirma que a verba para a realização da coisa era toda do ministério.

O panfleto que se pretende jornal tem um expediente, mas não revela o nome da empresa responsável por ele. Traz o nome de repórteres, editor, etc. Como não é vendido em banca e não tem publicidade, resta saber como é sustentado. Há um serviço de assinaturas, mas como foi distribuído de graça, fica difícil de entender. Ou não.

O jornalista Nilton Viana deu uma entrevista na qual dá umas pistas sobre que tipo de jornal seja esse. Vejam o que ele disse:

Como o jornal está profundamente comprometido com os movimentos sociais, editorialmente, o jornal passou cada vez mais a representar a perspectiva dos movimentos sociais. Agora, fizemos mudança no projeto gráfico do jornal. E todos avaliamos que tivemos uma sensível melhora desde as primeiras edições.

Isso e mais está aqui: http://www.piratininga.org.br/entrevistas/niltonviana-marco2004.html

E aí está. É um jornal dos movimentos sociais. Bem, não se lê uma só linha sobre nenhum evento ou fato a respeito da ainda existente TFP, que, ao que se saiba, é uma associação de pessoas com idéias políticas, o que a torna um movimento tão legítimo quanto qualquer outro. Mas tudo bem, sabemos que para a esquerda a expressão “social” é a forma elíptica de socialismo. Já entendemos.

Bom, se é um jornal dos movimentos sociais, então sua manutenção, supõe-se, tenha algo a ver com esses movimentos, mas o expediente não diz o nome de nenhum.

Um jornal que não é vendido em banca, que quase ninguém conhece, que não tem publicidade. E que se diz dos movimentos sociais, mas só fala dos movimentos sociais da esquerda. E que foi distribuído num evento público bancado com dinheiro público. E que só fala mal do candidato Serra. Se isso não for propaganda, não se sabe o que mais seja.

Propaganda em evento público é crime eleitoral. O que diabos o Ministério Público está esperando? O próprio jornal diz quem são os responsáveis e testemunhas não faltam. Uma denúncia já foi feita no site. Se quiser, pode fazer a sua também: mpeleitoral@mp.pr.gov.br.

***
LEIA ABAIXO

Sobre o PNDH-3, entrevista com Ives Gandra:

https://domaugostodamateria.wordpress.com/2010/10/28/o-pndh-3-explicado-por-ives-gandra/

Sobre a orientação espiritual do Papa bento XVI para fiéis não votarem em candidatos que apóiam a eutanásia, aborto e suicídio assistido:

https://domaugostodamateria.wordpress.com/2010/10/28/qual-catolico-deixara-de-votar-em-dilma/

Sobre o MP carioca enquadrar vários políticos do PT e PMDB por abuso do poder econômico:

https://domaugostodamateria.wordpress.com/2010/10/28/mp-carioca-tenta-enquadrar-petistas-por-abuso-do-poder-economico/

Sobre manchetes que mostram quem realmente ganha com este governo:

https://domaugostodamateria.wordpress.com/2010/10/28/manchetes-do-dia-sobre-o-governo-dos-pobres/

Sobre o presidente da CNT/Sensus fazer campanha descarada para o PT:

https://domaugostodamateria.wordpress.com/2010/10/28/presidente-da-cntsensus-faz-campanha-para-dilma/

Sobre o perigo de se eleger Dilma crendo que ela será Lula lá outra vez e sobre lições de história que nada valem para militontos e petistas de ocasião:

https://domaugostodamateria.wordpress.com/2010/10/27/lula-periga-ser-o-novo-kirchner-e-dilma-o-novo-pitta/

Sobre o lucro formidável dos bancos, do gasto de R$ 191 milhões na campanha do PT e este se dizer o governo dos pobres:

https://domaugostodamateria.wordpress.com/2010/10/27/e-possivel-servir-a-dois-senhores/

Sobre o PT ter usado indevidamente o nome de outro artista no tal manifesto dos intelectuais:

https://domaugostodamateria.wordpress.com/2010/10/27/outra-manifestacao-contra-o-manifesto/

Sobre o regime pelo qual Dilma Roussef e Franklin Martins orgulhosamente pegaram em armas:

https://domaugostodamateria.wordpress.com/2010/10/27/pelo-que-dilma-roussef-e-franklin-martins-pegaram-em-armas/

Sobre o cancelamento da entrevista com Serra pelo SBT e um negócio de R$ 7 bilhões de Sílvio Santos com o governo federal:

https://domaugostodamateria.wordpress.com/2010/10/26/sbt-cancela-entrevista-com-serra-silvio-tem-7-bilhoes-de-motivos-para-fazer-isto/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: