LULA PERIGA SER O NOVO KIRCHNER E DILMA O NOVO PITTA

A morte de Nestor Kirchner acabou explicitando algo para os brasileiros: o poder deve estar com quem é eleito, não com quem faz campanha.

É dado por certo que a presidente Cristina Kirchner terá mais dificuldades em continuar com as políticas populistas e intervencionistas que vinha adotando até aqui. Em outros termos, os políticos e demais seres relevantes no cenário político estão praticamente fechados na questão: o poder dela diminui consideravelmente. Tango não bastará, melhor ela dar uma esticada até a Mangueira dar um trato no gingado.

Ora, Kirchner estava para Cristina como Lula está e, toc toc toc, estará para Dilma. Foi ele quem a elegeu, foi ele quem a conduziu, foi ele quem a apoiou e foi ele quem segurou a onda dentro do partido peronista. Nestor Kirchner era o presidente de fato, tal qual Lula pretende ser.

E as coisas já não andavam lá muito cor de rosa para ela, não. E os petistas também estão enganados se pensam que ainda terão o mesmo apoio que tiveram com Lula. De saída, o tempo vai dar uma nublada na economia bem cedo. Na seqüência, vem o tumulto de agradar os aliados e sua sanha por cargos e verbas e, claro, salvos condutos. Mais à frente, tem eleições municipais.

Sem desejar mal ou morte a ninguém, mas se Lula sair de cena por um fato dramático qualquer, ainda que não trágico, o PT estará sem sua viga mestra e só contará com sua habilidade própria em fazer política e conquistar corações. A julgar pelo que se vê na campanha, já se sabe o quanto de sucesso se pode esperar da empreitada. Daí, das duas uma, ou vão se amoldando e virando um novo PMDB ou vão tentar partir pro pau logo de uma vez e detonar a democracia ainda mais: aumento de subornos, ameaças, chantagens, acordos espúrios e tudo o mais.

Em alguma medida, tudo isto já é esperado porque, afinal, por mais que Lula ainda exerça sua influência, não estará mais na lida diária. A coisa agora ficará a cargo da Miss Horror Muppet e aquela gente boa de sempre: Dirceu, Genoíno, etc, toda a galera da cintura de cimento que é orgulho do PT. Aposta-se um picolé de limão lambido pelo cão sarnento da esquina que a tal governabilidade dará trabalho redobrado à Polícia Federal e ao judiciário.

Não faz lá muito tempo, os paulistanos fizeram uma aposta parecida com a que agora tanta gente está fazendo. Casaram alto que Celso Pitta seria Maluf na prefeitura e tudo de bom era pouco perto do estava por vir. Deu num rio de lama e na expulsão vergonhosa do recém inventado “exemplo de competência administrativa”. Sim, sim, noves fora seu passado terrorista, Dilma é o novo Pitta.

Isso de político fazer seu sucessor não tem dado lá muito certo. A história recente é farta de exemplos, mas a história é menos que nada diante de uma TV de plasma em 60 prestações. No que toca aos militontos e petistas de carnê na mão, Kirchner morreu à toa.

***

LEIA ABAIXO:

Sobre o lucro formidável dos bancos, do gasto de R$ 191 milhões na campanha do PT e este se dizer o governo dos pobres:

https://domaugostodamateria.wordpress.com/2010/10/27/e-possivel-servir-a-dois-senhores/

Sobre o PT ter usado indevidamente o nome de outro artista no tal manifesto dos intelectuais:

https://domaugostodamateria.wordpress.com/2010/10/27/outra-manifestacao-contra-o-manifesto/

Sobre o regime pelo qual Dilma Roussef e Franklin Martins orgulhosamente pegaram em armas:

https://domaugostodamateria.wordpress.com/2010/10/27/pelo-que-dilma-roussef-e-franklin-martins-pegaram-em-armas/

Sobre o cancelamento da entrevista com Serra pelo SBT e um negócio de R$ 7 bilhões de Sílvio Santos com o governo federal:

https://domaugostodamateria.wordpress.com/2010/10/26/sbt-cancela-entrevista-com-serra-silvio-tem-7-bilhoes-de-motivos-para-fazer-isto/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: