VOCÊ É ELE E NÃO DISCUTA


José Serra disse o óbvio ululante: Lula e FHC são iguais.


O próprio FHC já havia dito que PSDB e PT são ideologicamente iguais e que a briga é só pelo controle da locomotiva. Mas, apesar de Serra e FHC dizerem isto, a jornalista Marilia Banholzer, do pernambucano Jornal do Commercio, insiste que não. Quem esses dois pensam que são? O que eles entendem de política? Quem sabe disto é jornalista, ora. Eis a reportagem, comentários em seguida:

*
*


Pode ter passado despercebido para alguns, porém, ao afirmar que o presidente Lula e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso são mais parecidos do que parece, o candidato à Presidência José Serra (PSDB) pegou o eleitor de surpresa. Afinal, ambos defendem ideologias opostas quando o assunto é política, tanto que os dois são de coligações concorrentes.


A declaração foi dada nesta sexta-feira (16) durante entrevista ao comunicador Geraldo Freire e aos jornalistas Paulo Sérgio Scarpa, do Jornal do Commercio, e Wagner Gomes, da Rádio Jornal, durante o quadro Debate, no programa Super Manhã, também da Rádio Jornal. Esse foi um dos compromissos de Serra em Pernambuco, que passa o final de semana no Estado cumprindo agenda de campanha.


Em tom de crítica, o comentário de José Serra, que chegou com atraso de quase vinte minutos à entrevista, foi para comparar a atuação dos dois presidentes brasileiros quando o assunto é reforma política. Tanto FHC quanto Lula prometeram em campanhas anteriores que a resolução dos problemas do País passam pela necessidade de fazer reformas política, tributária e previdenciária. Os dois foram eleitos e não cumpriram essas promessas.


“Você sabe que eles são muito mais parecidos do que parece. Eu conheço os dois”, afirmou Serra. Sobre o assunto, o presidenciável garantiu que não vai cometer o mesmo erro, mesmo que tenha que ir de encontro aos interesses políticos dos outros componentes do Governo Federal. “Eu vou peitar a reforma política”, prometeu.


Durante a entrevista, o tucano ainda criticou a falta de participação da também presidenciável Dilma Rousseff (PT) em debates. “A Dilma Rousseff não está a fim de comparação, de debater, de expor suas ideias, ouvir o contraditório. Isso é que é importante, não é? Para a prórpria população fazer juízo das proposta”, alfinetou. Ele ainda completou que a candidata precisa começar a caminhar com as próprias pernas.”Ela não vai ser nomeada pelo Lula ou pelo PT”, comentou.


Após a entrevista, José Serra seguiu para Caruaru, no Agreste do Estado, para visitar o Centro Comercial da cidade. À noite, acompanha o festival Virtuosi, em Gravatá, na mesma região.
*
*


FHC deu uma entrevista ao Estadão e cravou: Vou dizer uma coisa: em termos ideológicos, Lula sempre esteve mais próximo de mim.


Tem mais: tem noção de equilíbrio. Em campanha defende o povo, no governo agrada à elite.


E ainda: Entregamos o poder aos sindicalistas, essa é que é a verdade. Do ponto de vista sociológico, uma nova camada da sociedade chegou ao poder e o que acontece hoje no Brasil é fruto dessa ação.


O que Serra disse foi: “Você sabe que eles são muito mais parecidos do que parece. Eu conheço os dois”


Alguém duvida que conheça? Não? Mesmo? Ninguém? Ok. Então conhece.


Mas nada disso importa para a jornalista. Ela disse que são diferentes e ponto final. Explicação dela: eles estão competindo nas eleições. Então é isso, se não são aliados nas eleições, são ideologicamente contrários. Por que políticos e seus subordinados nas redações são tão pouco apegados á lógica? Deixemos que os psicólogos se divirtam com essa.

Uma resposta para VOCÊ É ELE E NÃO DISCUTA

  1. Marília Banholzer disse:

    Caro, quando disse que os presidentes FHC e Lula deveriam ser diferentes estava tratando da ideologia partidária, não dos políticos em questão. Cuidado ao deturpar as notícias. Isso não é ético.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: