Barack Bush

Preste atenção na frase dita pelo Presidente Phebo:

“Essa guerra é fundamental para a defesa do nosso povo. Aqueles que atacaram os Estados Unidos em setembro de 2001 estão planejando fazer a mesma coisa de novo. Se não fizermos nada, a insurgência do Talibã se transformará em um refúgio ainda maior, a partir do qual a Al Qaeda poderia se preparar para matar mais americanos.”

Pois é. Viesse do Bush, seria normal e o New York Times já teria descido a lenha, rapidamente seguido por 99% da imprensa mundial. Por ora, só silêncio.

Uns e outros podem achar que finalmente a realidade vai se sobrepondo à ideologia do primeiro presidente estrangeiro dos EUA. Nada disso, Obama é presidente, não dono do governo, lembremos que falamos dos EUA, não do Brasil. Há muitos e muitos funcionários inteligentes trabalhando por lá e pode ter certeza que esse discurso tem origem neles.

Bem, ele disse isso no Arizona, um estado mais conservador. Talvez estivesse só jogando com a platéia. Mas talvez tenha preferido dizer isso ali do que em frente a um público novaiorquino ou hollywoodiano.

Mas ainda há perigo, sempre há. Vai saber o que se passa pela cabeça de Mister Phebo quando fala “se não fizermos nada”. É até provável que ele ache que a saída é abrir uma linha de crédito para o Talibã construir escolas e creches para suas crianças. Coisa bonita, seria um belo gesto para agradar seus seguidores e um danado golpe midiático. Aí os caras pegam a grana e compram ogivas nucleares da máfia russa para estourarem nos EUA…

Sobre Afeganistão e EUA, convém assistir a Jogos do Poder, com Tom Hanks, Julia Roberts e Philipp Seymour Hoffman. Mostra a arquitetura inicial da ajuda americana aos afegãos na década de 80, na guerra contra os russos. Algo ficou no meio do caminho e deu no que deu.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: